No espaço da unidade curricular de Antropologia e Sociologia da Família, leccionada pela docente Sandra Antunes, elaboramos este portfolio temático que foi um instrumento de trabalho muito importante, para a consolidação dos conhecimentos apreendidos em contexto de sala de aula.
Para abordar esta temática incidimo-nos sobre o módulo II, cujo tema é a Evolução Histórica Das Estruturas e Estratégias Familiares. Este tema reporta-nos para os nossos primórdios, desde a evolução do conceito de Homem e de família que se encontra em constante mutação até aos dias de hoje.
No subtema a variedade, variabilidade e o relativismo cultural, concluímos que existem diferentes raças humanas, pode-se definir-se como raça um conjunto de pessoas com características comuns.
Um outro aspecto salientado é que ainda existe pessoas que consideram uma determinada raça superior à outra, o que leva ao etnocentrismo e ao racismo.
Surgem dois conceitos importantes aquando da procura bibliográfica, o conceito de antropema, que corresponde aos aspectos individuais da cultura, e o conceito de etnema, que diz respeito aos aspectos colectivos da cultura.
Um outro aspecto focado foi os casamentos não ocidentais, que são muito diferentes dos casamentos ocidentais, como por exemplo o casamento em Portugal.
Um outro subtema exposto no nosso portfolio é a família contemporânea, no qual achamos importante retratar a evolução do casamento e consequentemente a relação do casal implicando a sexualidade, até a actualidade. Importante referir ainda a relação in tergeracional e o papel da mulher na família, no antes e após emancipação da mulher no mercado de trabalho.
O último aspecto, mas não menos importante é a família em Portugal, este incide sobre os tipos de família e estrutura familiar existentes no nosso país, fala-nos ainda da contracção de matrimónio sendo este oficializado através da igreja ou de união de facto, que foi remodelado com o passar dos anos e por consequência a idade média de casamento aumentou e a taxa de divórcios aumentou.